quinta-feira, 10 de junho de 2010

A Hierarquia dos Anjos

Segundo a tradição judaico-cristã, a mais divulgada no ocidente, os anjos são criaturas celestiais, acreditada como sendo superior aos homens, que serve como ajudante ou mensageiro de Deus.
Os anjos são os seres espirituais que fazem o meio-de-campo entre os homens e Deus . As asas possibilitam que eles façam o caminho entre o céu e a terra.
No Cristianismo os anjos foram estudados de acordo com diversos sistemas de classificação em coros ou hierarquias angélicas. A mais influente de tais classificações foi estabelecida pelo Pseudo-Dionísio.
Dionísio foi um dos primeiros a propor um sistema organizado do estudo dos anjos e seus escritos tiveram muita influência, mas foi precedido por outros escritores.
Hierarquia dos anjos em três tríades de dignidade crescente:
A 1ª Ordem é composta pelos anjos mais próximos de Deus, que desempenham suas funções diante do Pai.
1º hierarquia – Serafins, Querubins e Tronos;
A 2ª Ordem é composta pelos Príncipes da Corte celestial.
2º Hierarquia – Dominações, Potências e Virtudes;
A 3ª Ordem é composta pelos anjos ministrantes, que são encarregados dos caminhos das nações e dos homens e estão mais intimamente ligados ao mundo material.
3º Hierarquia – Principados, Arcanjos e Anjos.
Tal nomenclatura celeste aparece em alguns textos escriturísticos, a saber: Efésios 1, 21 e Colossenses 1, 16.
Na Igreja Católica, os anjos reconhecidos pelo nome são apenas três: Miguel, Rafael e Gabriel, tal como vemos nas Sagradas Escrituras. Recados para Orkut

Sem comentários:

Enviar um comentário