domingo, 18 de dezembro de 2011

Festa de Natal

No dia 17 de dezembro, pelas 20 horas, na igreja paroquial, realizamos a Festa de Natal da catequese. Todos os anos da catequese apresentaram diversas atividades. O quarto ano realizou duas pequenas peças de teatro,“ Anunciação do anjo a Maria”e “Postal de Natal”  e ainda cantou “ Esta Luz pequenina vou deixa-la brilhar”. 
A Festa foi realizada num ambiente de grande alegria, com muita gente assistir.
Todas as actividades decorreram muito bem.
A festa terminou com a distribuição de chocolates para todas as crianças.
  1. Peça ““ Anunciação do anjo a Maria”
Há mais de dois mil anos nasceu na cidade de Nazaré uma linda menina, tinha o nome de Maria. Era uma menina obediente e cheia de graça e virtude que não se esquecia nunca de rezar. Ela pedia a Deus que Ele mandasse depressa o Salvador.
Maria estava noiva de um moço chamado José.
Um dia, estava Maria, recolhida no seu canto a rezar: quando de repente vê uma luz e algo se transforma em Maria. Ela fica muito assustada, quando de repente ouve uma voz que dizia:“Salve ó cheia de graça o Senhor está contigo”.
Ao ouvir estas palavras ela perturbou-se e perguntava a si própria o que significava tal saudação.
Disse-lhe o Anjo:
– Não temas Maria, pois achaste graça diante de Deus. Serás a Mãe de um Menino, a  quem chamarás de Jesus.
Maria disse ao Anjo:
– Como será isso: se eu estou noiva e não tive nada com ele.
O anjo respondeu-lhe:
– O Espírito Santo virá sobre ti e a força de Deus estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso o menino que vai nascer de ti será santo e será filho de Deus.
Nossa Senhora respondeu:
  – Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra.
O anjo transmitiu a mensagem, ouviu a resposta de Maria e retirou-se de junto dela. 
Maria disse que sim à vontade de Deus que o anjo lhe anunciou e tornou-se desde aquele momento a Mãe de Jesus.
2ºPeça

Postal de Natal
Márcia: Podes ajudar-me a escrever um postal para oferecer no Natal?
Marco: claro! Para quem é?
Márcia: é para os meus pais. Eu já comprei as prendas.
Matilde: porque é que damos prendas no Natal?
Beatriz: porque as prendas significam o grande presente que Deus nos deu, Jesus Cristo.
Hélder: boa!
Marco: significam também a alegria de saber que fomos salvos por Jesus.
Márcia: Deus deu-nos um grande presente e o que é que nós lhe podemos dar?
Matilde: o melhor presente que podemos dar a Deus é aceitar e seguir sempre Jesus.
Hélder: então vamos seguir o seu exemplo porque as suas Palavras são eternas.
Márcia: e o meu postal?
Beatriz: claro, já está! Achas que eles vão gostar?
Márcia: vou ler em voz alta para que todos ouçam o resultado do nosso postal: Queridos pais, ofereço este postal com muita alegria porque o menino Jesus nasceu, alegremo-nos.
Feliz Natal
Todos os meninos: Feliz Natal! Aleluia Jesus nasceu.



Canção  " Esta Luz pequenina vou deixá-la brilhar”. 


Distribuição de chocolates

Igreja  Paroquial de Poiares

domingo, 11 de dezembro de 2011

Jantar de Natal

No dia 9 de dezembro, realizamos, no jardim- de- infância de Poiares, o jantar de Natal das catequistas, ao todo eramos 43 pessoas. A festa correu bem, com muita comida e muito animação. No fim,  houve troca de presentes. No dia seguinte voltamos de novo para comer a roupa velha.

Na catequese de ontem, analisamos os mandamentos da Lei de Deus e refletimos sobre as leituras que iriam ser lidas no terceiro domingo do Advento –B-// 11-12-11. Texto: João 1, 6-8.19-28.
João é uma autêntica testemunha. Não é a Luz, está iluminado por ela. Esta leitura , ensina-nos a anunciar ao mundo, não a nossa luz, mas a luz de Jesus; não só com palavras, mas com o nosso modo de viver, com o nosso modo de estar no mundo.
A nossa missão é não entorpecer nem dificultar a visibilidade de Deus.O nosso testemunho consiste em que se veja em nós a luz de Jesus. Para que “todos” acreditem.
É fundamental colocarmos em profundidade esta pergunta. Quem sou ?
E respondermos com humildade e sinceridade, para descobrirmos a nossa identidade
e a nossa missão no mundo.
Perante a pergunta “quem és?”, qual é a minha resposta?
Sou o que tenho, o  meu nome, a minha profissão, a minha reputação?
Sou quem serve, consola, partilha, perdoa, acolhe..., como Jesus?
Que é que penso e digo de mim mesmo?
No fim, ensaiei uma coreografia para a peça,  Anunciação do anjo a Maria, para os meninos  apresentarem ,  no próximo sábado,  na festa da catequese.

domingo, 20 de novembro de 2011

Palestra orientada pelo Padre Nuno

Inserido na semana vocacional, houve este fim-de-semana, na nossa paróquia, uma palestra orientada pelo Padre Nuno, da família Passionista de Barroselas, dirigida aos pais e crianças da catequese. O tema em análise foi sobre a vocação missionária, questionando-nos o que Deus quer de nós.   

Segundo o Padre Nuno, a felicidade é um sentimento muito simples, está ao nosso alcance, muito perto de nós, basta que pratiquemos o bem e sejamos humildes.

Falou da importância de valores que transmitimos aos nossos filhos e do tempo que temos para eles. Refere na dificuldade em educar nos dias de hoje, pois a vida moderna é muito agitada, não havendo tempo para nada. Esta falta de tempo, reflecte-se também na vida familiar, não havendo tempo para estar com os filhos, e compensa-se com todo o tipo de entretenimento, não valorizando o sacrifício para se obter alguma coisa, o esforço do trabalho. E neste contexto,  que acabamos por não educar, esquecemo-nos que nesta fase do seu crescimento, ainda a formação não se encontra consolidada, é importante balizar, haver regras a cumprir. Não podemos esquecer que o vocábulo não, também faz parte de uma boa educação.

AMEMOS OS NOSSOS FILHOS E ORIENTEMO_OS NO CAMINHO DA VIDA PLENA.
Mais informações sobre os passionistas

domingo, 13 de novembro de 2011

Parábola dos Talentos


Ontem, dia 12 de Novembro, analisámos a leitura do evangelho de São Mateus - c25,14-30, que foi a leitura deste domingo. Esta parábola coloca-nos em confronto com aquilo que fazemos dos dons recebidos. A responsabilidade que temos em mudar o mundo, em usar bem o que nos foi confiado.
“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos a seguinte parábola: «Um homem, ao partir de viagem, chamou os seus servos e confiou-lhes os seus bens.» A um entregou cinco talentos, a outro dois e a outro um, conforme a capacidade de cada qual; e depois partiu.”
Este evangelho mostra-nos que Jesus antes de partir, confiou-nos o seu maior dom, a sua própria vida. É este dom que somos chamados a partilhar com os outros, o dom da vida, segundo as nossas capacidades. É a vida de Jesus em mim que devo fazer render, que devo comunicar para o bem dos meus irmãos. É minha responsabilidade pôr a render este dom que me foi confiado. Deus tem uma confiança ilimitada em nós. Antes de nos pedir seja o que for, dá-nos muito mais.
Não importa aqui a quantidade, o importante é dar gratuitamente, tal como gratuitamente se recebeu! É dar-se a si mesmo, segundo as suas capacidades e dons recebidos. Tal como a viúva do Evangelho que deu mais do que todos porque deu tudo o que tinha para viver, assim deve ser a nossa medida, dar tudo pelos irmãos, darmo-nos a nós mesmos! Empenharmo-nos pelo bem dos outros. É isto que tem valor aos olhos de Deus.

Por último fizemos a revisão a algumas fórmulas e  ensaiámos algumas atividades que irão ser realizadas  na Festa da Palavra.

domingo, 30 de outubro de 2011

O Magusto da Catequese

Sábado, dia 29 de outubro fizemos o Magusto da catequese. Realizamos a festa, no monte da nossa freguesia, no lugar da Fonte da Bica. O sítio é maravilhoso, pois tem umas vistas fabulosas. Para além de comermos as castanhas, houve uma sessão de perguntas relacionadas com o que se aprendeu na catequese e por fim, realizamos diversos jogos tradicionais; o jogo do saco, da cantarinha, o ovo na colher, o da corda… Finalizamos a nossa festa com um grande lanche convívio.

 
     

domingo, 16 de outubro de 2011

Catequese de dia 15 de Outubro


Aprendemos como se procura e encontra uma citação bíblica.
Coloco abaixo, um pequeno esquema sobre como procurar e encontrar uma citação bíblica, de acordo com a nossa Igreja Católica Apostólica Romana.
 As citações têm sempre a seguinte ordem: título do livro (abreviado), capítulo e versículo.

Ex: Lc 24,25-35== lê-se assim: Evangelho de Lucas , capítulo 24, versículo 25 até  ao 35.
 A vírgula ( , ) separa o capítulo do versículo: Lc 24,25= Evangelho de Lucas , capítulo 24, versículo 25).
 O traço ( - ) indica que devemos ler de um versículo até o outro: Lc 24,25-35= Evangelho de Lucas , capítulo 24, versículos de 25 a 35); também pode indicar uma sequência de capítulos
Exemplo:
(Jo 17,20-18,12 = Evangelho de João, do capítulo 17, versículo 20 até o capítulo 18, versículo 12).
 O ponto ( . ) indica um pulo entre os versículos. Neste caso lê-se o(s) número(s) que vem antes e depois do ponto: (Jo 1,3.9 = Evangelho de João, capítulo 1, versículos 3 e 9).
 O ponto e vírgula ( ; ) separam uma citação de outra: Jo 1,5;16,14 = lê-se o versículo 5 do capítulo 1 e o versículo 14 do capítulo 16.
ou um livro de outro: Jo 1,5;Mt 1,22 = neste caso, deve-se procurar as duas citações pedidas, uma no Evangelho de João e outra no Evangelho de Mateus.
 Um esse ( s ) indica o versículo imediatamente posterior ao citado: Jo 1,5s = Evangelho de João, capítulo um, versículos cinco e seguinte, 6. ou seja, Jo1,5s = Jo 1,5-6.
 Dois esses (ss) indicam os versículos seguintes ao citado, até onde se fizer necessária a citação.
 Às vezes encontramos um a, ou b, ou ainda um c depois da citação do versículo. EX: Jo 1,18a = lê-se a primeira parte do versículo dezoito. Quando a letra que vem logo depois da citação é b, deve-se ler a segunda parte do versículo e quando é c, lê-se a terceira parte do versículo (isso acontece porque um versículo pode ser formado por uma, duas ou até três frases).
 Quando o livro tem um só capítulo, omite-se a indicação do capítulo, e cita-se só o versículo. Ex: Jd 3 = Epístola de Judas, versículo três. Quando o livro tem mais de um capítulo, o número que vem logo após a indicação do livro é a indicação do capítulo.
Ex: Jo2 = deve-se ler todo o capítulo dois do Evangelho de João.
Analisamos o 1º sacramento que é o Baptismo. É através dele que nos tornamos membros da igreja.
Por fim,  falamos sobre a grandeza do amor de deus,  sobre o evangelho de hoje que foi :
Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.

sábado, 8 de outubro de 2011

Início do ano catequético.

Iniciamos o ano catequético no dia 2 de outubro .Foi-me atribuído o 4.º Ano .
No primeiro dia foi só a apresentação entre a catequista e os  catequisandos .
O meu grupo é constituída por:  2 rapazes - O Marco e o Hélder  e 3 meninas - A Beatriz, Márcia e a Matilde.
Hoje,  dia 8 de outubro,  tivemos a nossa primeira aula a sério. O sumário da nossa aula foi o seguinte:
Fizemos revisões à matéria do ano anterior   e  dei conhecimento dos  4 Evangelistas.
Procuramos a leitura do evangelho de domingo, do evangelista Mateus, em que nos relata, sobre um banquete e seus convidados.
Para finalizar cantamos uma canção e  rezamos a  oração que o próprio Jesus nos ensinou - Pai Nosso
Canção

Foi a sede d`amor, - 3x
Que me trouxe Senhor aqui -3x
O Banquete do Rei

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Dia do Corpo de Deus



Hoje, 23 de Junho,  celebra-se o dia de Corpo de Deus. Neste dia o o Santíssimo sai a rua, por isso, algumas  ruas são engalanadas para a sua passagem.

O dia do corpo de Deus é uma exultação à Eucaristia, sendo manifestada no 60º dia após a Páscoa e sempre a uma quinta-feira, fazendo assim a união íntima com a Ultima Ceia de quinta-feira Santa, daí o seu caráter de feriado móvel.

A festa do Corpo e Sangue de Cristo celebra-se sempre numa quinta-feira para fazer referência à Quinta-feira Santa, dia da instituição da Eucaristia, dia da entrega de Cristo a nós num gesto de amor infinito. É, com certeza, o grande gesto de amor de Deus, de um Deus que nos ama de tal modo que quis permanecer connosco nesta forma tão simples e até desconcertante.Ao conduzirmos o Santíssimo Sacramento pelas ruas da freguesia, queremos significar que o Senhor Jesus nos acompanha e nós, que nos alimentamos desse Senhor Jesus, que o levamos à vida, à sociedade, ao dia a dia, à vida de cada um de nós.

Encerramento da Catequese

No dia 18 foi o encerramento da catequese com o convívio no largo de S. Roque.


Os meninos divertiram-se imenso, realizando diversos jogos no terreiro, junto à capela. No fim de muita brincadeira, houve necessidade de repor toda a energia gasta, terminando, assim o encontro, com um lanche partilha, com a preciosa colaboração e presença dos pais dos catequisandos.
Este momento muito singular ficou gravado na memória de todos os presentes, pois passou-se um momento de ameno convívio e brincadeira, a condizer com o início das férias para todos os alunos.
Boas férias a todos,

A Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima

A Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima realiza-se, cada ano, nos dias 9 e 10 de Junho.
Este ano, no âmbito da catequese, decidimos também participar na peregrinação. As crianças saíram muito cedo das suas casas, no dia 10 de Junho, deslocando-se de camioneta com as suas catequistas, até ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, altar do mundo, onde decorreu o encontro.
Este ano o tema escolhido foi «Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro», um convite à adoração, partindo da oração que o Anjo ensinou aos Pastorinhos.

Tanto a cerimónia, no Santuário, como as viagens decorreram muito bem e todos vinham muito satisfeitos, nomeadamente as crianças que vivenciaram um dia cheio de alegria , com muitos cânticos, muita cor e muita alegria.



domingo, 1 de maio de 2011

Recomeço da catequese.

Após alguns dias de férias, no dia 30 de Abril recomeçou a catequese. 
 Fizemos um postal para comemorar o Dia da Mãe que se celebra no 1ºdomingo de Maio.

Revemos as obras da misericórdia, em particular as Espirituais, que são 7.

1º- Dar bom conselho (há maus caminhos que podiam ser controlados se alguém nos ajudasse).

2º - Ensinar os ignorantes (há muita gente a não saber de religião, temos o dever de ensinar a obra do Senhor.

3º - Corrigir os que erram (é preciso castigar os erros para os evitar).
.
4º- Consolar os tristes (há crises na vida que só se vencem com o amparo dum amigo).

5º - Perdoar as injúrias (a dor que a ofensa deixa em nós é grande, mas temos de perdoar).

6º- Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo (quem não as tem, olha para o cisco nos teus olhos).

7º - Rogar a Deus pelos vivos e defuntos (são do nosso sangue precisam da nossa oração).


As corporais são: dar de comer a quem tem fome, de beber a quem tem sede, vestir os nus , dar pousada aos peregrinos , assistir aos enfermos , visitar os presos, enterrar os mortos.

2º Domingo da Páscoa( Domingo da Divina Misericórdia)

Este dia foi instituído pelo saudoso Papa João Paulo II, no ano 2000.

Sua santidade faleceu na véspera deste domingo em 2005 e foi Beatificado também neste domingo 2011.

Neste Domingo o Evangelho narra a aparição de Jesus aos Apóstolos no Cenáculo, faltando Tomé.

Tomé duvidou, mas Jesus diz -nos (Felizes os que acreditam sem terem visto)
Grande é a misericórdia de Deus.

domingo, 10 de abril de 2011

Dia nove começo das férias.

Celebração da palavra

No dia 3 de Abril, 1ºdomingo do mês e quarto Domingo da quaresma, foram os catequisandos do 5º que ajudaram na celebração da eucaristia, nomeadamente nas leituras e  num cântico de acção de graças.

Visita pastoral.

No dia 27 de Março, pelas 10h e 30m, recebemos na nossa paróquia sua Excelência Reverendíssima Dom Anacleto , bispo da nossa diocese.


Nos dias anteriores, a visita foi preparada até ao ínfimo pormenor para que tudo corresse bem. Desde a seleção e ensaio dos cânticos, ao ofertório, passando pelos crismandos que se prepararam com uma cerimónia lindíssima para receber o sacramento da confirmação.

O dia amanheceu chuvoso, quando eu e mais alguns paroquianos nos levantamos, às 5 horas da manhã, para enfeitar a principal rua da nossa paróquia. O nosso objectivo era a realização de um lindo tapete florido para receber o nosso ilustre convidado. Inicialmente foi um trabalho inglório, pois a chuva teimava em cair e destruir todo o nosso trabalho. Contudo, não desistimos, continuamos com o mesmo entusiasmo, até que a chuva  abrandou um pouco e lá conseguimos terminar os nossos lindos tapetes.

Ano catequético 2010 / 2011

5ºAno – Eu sou o Vosso Deus


Introdução:

Neste 5º ano de catequese temos como objectivos globais:

- Possuir uma visão global da História da Salvação: Antiga e Nova Aliança, centradas em Jesus Cristo, com maior incidência no Antigo Testamento

- Tomar consciência de que pertencem ao Novo Povo de Deus

- Sentir a alegria e a responsabilidade de construir em união com os outros o Projecto de Deus

- Comprometer-se com Jesus Cristo no serviço da comunidade Cristã

- Começar a fazer a síntese dos elementos de Fé já conhecidos.


Fórmulas

Obras da misericórdia

Pecados Capitais

Virtudes opostas aos pecados capitais

Cântico Evangélico “ Magnificat”: Lc1, 46-55