domingo, 12 de dezembro de 2010

III Domingo do Advento 2010 - Dia da Alegria

Leitura
Jesus é Mestre,  em palavras e obras. Os prodígios confirmam as suas palavras. "És tu aquele que há-de vir, ou devemos esperar outro?" ... Jeusus respondeu-lhes." Ide contar a João o que vedes e ouvis..."


Oração:
Podes invocar hoje a Deus, com estas palavras: "Que as minhas obras, Senhor, confirmem as palavras que brotam do meu coração."

Compromisso:


Aprendo a enfrentar com alegria e esperança os contratempos que me tiram a motivação para continuar nos caminhos do Evangelho.



domingo, 24 de outubro de 2010

xxx Domingo Do tempo Comum.

Neste Domingo Lucas faz-nos crer que,perante Deus,é necessária uma atitude diferente:Aquele que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado.

Maria como Mãe e nosso modelo.



terça-feira, 6 de julho de 2010

Sobre o Rosário.

O valor do Terço

No terço medito toda a Palavra de Deus.
Na Cruz, lembro que o filho de Deus derramou todo o seu sangue pregado numa cruz para salvar a humanidade.
O Terço tem 5 dezenas que nos fazem lembrar as cinco chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Cada dezena tem dez Avés Marias que nos recordam os 10 mandamentos dados a Moisés.
Ao fim de cada dezena, o Pai Nosso que nos lembra a Oração que o próprio Jesus nos ensinou.

Segunda e Sábado«Mistérios Gozosos.São os mistérios da alegria.

Terça e Sexta«Mistérios Dolorosos. Contemplam a Paixão e Morte de Jesus.
Quinta«Mistérios Luminosos.Contemplamos o tempo em que Jesus esteve entre nós
iluminando o Mundo com seu amor,curando ,libertando e ensinando.


Quarta e Domingo«Mistérios Gloriosos.Lembramos os momentos de glória da vida de Jesus.

Sobre Jacinta.

Este ano celebramos o centenário do nascimento da
Beata Jacinta
que ocorreu em Fátima no dia 11 de Março de 1910.
Depois das aparições,a Jacinta ficou com um desejo muito grande
de rezar pelos pecadores, de fazer penitência e oferecer sacrifícios pela
sua conversão,não se poupando a actos muito generosos e heróicos

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Beato Redento da Cruz.


É Português, natural de Paredes de Coura, nasceu no ano de 1598, no Distrito de Viana do Castelo.
Aos 19 anos embarcou para a Índia onde se notabilizou como capitão. Aí deixou o mundo e fez-se carmelita em Goa, foi preso e sofreu muito por não renegar a sua fé,foi torturado e condenado à morte.
Foi beatificado quatrocentos anos depois, no domingo da Santíssima Trindade,10 de
Junho de 1990.

As sete dores de Nossa Senhora.



Nós comemoramos as sete dores que mais magoaram o seu coração.

1º- A profecia de Simeão (Lc 2,35);
2º -A fuga do Menino para o Egipto (Mt 2,14);
3º -A perda do Menino no templo, em Jerusalém(Lc 2,48);
4º -O encontro com Jesus no caminho do Calvário(Lc 23,27);
5º -A morte de Jesus na cruz(Jo 19,25-27);
6º -A lançada no coração e a descida de Jesus da cruz(Lc 23,53);
7º -A sepultura de Jesus e a soledade de Nossa Senhora(Lc 23,55).

domingo, 20 de junho de 2010

Nossa Senhora

Celebração do Sacramento da Eucaristia e Profissão de Fé

Hoje, dia 20 de Junho, a nossa paróquia esteve em festa, pois 18 catequizandos prepararam-se com entusiasmo para a celebração de hoje.
Dez receberam Jesus Cristo presente na Eucaristia, através do Sacramento da Eucaristia e 8 proclamaram solenemente a sua fé em Jesus Cristo, através da Profissão de Fé.
Toda a comunidade se alegrou com estas celebrações e pedindo protecção para a sua vida futura. Agradeceram às suas catequistas : Sandra, Teresa e Joana . Elas merecem de todos nós os nossos parabéns e que Jesus lhes dê forças para continuarem e transmitir a sua mensagem.

Os sete sacramentos

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Encerramento da catequese.


Dia 13 de Junho, foi o encerramento da nossa catequese. Nesse dia tivemos a visita das Irmãs Combonianas com objectivo de cativar jovens voluntários para as missões. Dirigiram algumas palavras sobre toda a experiência vivida por elas. Uma esteve 14 anos em Moçambique e a outra irmã esteve 6 anos no Quénia. Eu gostaria de também ter estado lá, seria muito feliz se tivesse concretizado esse sonho, mas Deus escolheu-me para outra missão.

domingo, 13 de junho de 2010

João Maria Vianney, ou Cura (padre) de Ars


O Papa Bento XVI deu início em Junho ao Ano Sacerdotal, para assinalar o 150º aniversário da morte do Santo Cura de Ars, a quem proclamará padroeiro de todos os sacerdotes.

São João Maria Vianney, ou Cura (padre) de Ars, como ficou conhecido, nasceu em 1786, em Lyon, França, no seio de uma família de camponeses. A mãe do pequeno João ensinou-lhe as orações e incutiu-lhe a devoção a Nossa Senhora.
Aos 20 anos entra no seminário. Desde logo, depara-se com enormes dificuldades nos estudos, não entendendo as aulas que eram dadas em Latim. Foi graças à sua perseverança, oração, comportamento exemplar e ajuda nos estudos do seu amigo P.e Balley que consegue acabar o curso de Teologia e ser ordenado sacerdote aos 29 anos de idade.
É enviado para uma pequena povoação, Ars, onde o povo tinha abandonado a prática cristã e seguia uma vida cheia de vícios. O seu exemplo extraordinário de oração, pregação e penitência provocam uma mudança nos costumes das pessoas. De terra pagã, passou a ser um centro de peregrinação onde acorriam 80 mil pessoas todos os anos.
Pequeno de estatura mas robusto fisicamente, o Cura de Ars passava 15 horas por dia no confessionário. Gente de toda a França e de outros países da Europa vinham a Ars para se encontrarem com o padre e ouvirem os seus conselhos.
João Vianney levava uma vida austera e simples, de muita oração, jejum, penitência e prática da caridade. Enfraquecido pela doença, fadiga e fraqueza de tantas horas passadas no confessionário, o padre de Ars morreu com fama de santidade a 4 de Agosto de 1859. Foi declarado santo em 1924.

(Revista Audácia Julho/Agosto 2009;
o sacerdote é alguém muito grande.


Dai-nos Jesus um coração bom.
Um coração universal.
Um coração que só saiba amar.

Dai-nos, Jesus,a graça de vos imitar,
amando sem cessar,
amando sempre e a todos, amando os vossos inimigos.

Cura d Àrs estava horas indeterminadas a confessar.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Peregrinação a Fátima das crianças da catequese







Sagrada Escritura


Onde se encontram as verdades reveladas por Deus?

R: As verdades reveladas por Deus encontram-se na Sagrada Escritura.

O que é a Sagrada Escritura ?
É o conjunto dos livros escritos por inspiração divina, nos quais Deus se revela a si mesmo e nos dá a conhecer o mistério da sua vontade. Divide-se em duas grandes secções: Antigo Testamento, que contém a revelação feita por Deus antes da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo ao mundo; Novo Testamento, que contém a revelação feita directamente por Jesus Cristo e transmitida pelos Apóstolos e outros autores sagrados.

A Hierarquia dos Anjos

Segundo a tradição judaico-cristã, a mais divulgada no ocidente, os anjos são criaturas celestiais, acreditada como sendo superior aos homens, que serve como ajudante ou mensageiro de Deus.
Os anjos são os seres espirituais que fazem o meio-de-campo entre os homens e Deus . As asas possibilitam que eles façam o caminho entre o céu e a terra.
No Cristianismo os anjos foram estudados de acordo com diversos sistemas de classificação em coros ou hierarquias angélicas. A mais influente de tais classificações foi estabelecida pelo Pseudo-Dionísio.
Dionísio foi um dos primeiros a propor um sistema organizado do estudo dos anjos e seus escritos tiveram muita influência, mas foi precedido por outros escritores.
Hierarquia dos anjos em três tríades de dignidade crescente:
A 1ª Ordem é composta pelos anjos mais próximos de Deus, que desempenham suas funções diante do Pai.
1º hierarquia – Serafins, Querubins e Tronos;
A 2ª Ordem é composta pelos Príncipes da Corte celestial.
2º Hierarquia – Dominações, Potências e Virtudes;
A 3ª Ordem é composta pelos anjos ministrantes, que são encarregados dos caminhos das nações e dos homens e estão mais intimamente ligados ao mundo material.
3º Hierarquia – Principados, Arcanjos e Anjos.
Tal nomenclatura celeste aparece em alguns textos escriturísticos, a saber: Efésios 1, 21 e Colossenses 1, 16.
Na Igreja Católica, os anjos reconhecidos pelo nome são apenas três: Miguel, Rafael e Gabriel, tal como vemos nas Sagradas Escrituras. Recados para Orkut

1º Milagre de Jesus Cristo


Qual foi o primeiro milagre?..foi o da boda de Canaã

História
Jesus, seus discípulos e sua mãe foram convidados para um casamento em Canaã, na Galiléia. No meio da festa o vinho acabou e Maria, mãe de Jesus comunica-lhe o sucedido.
Acabar a bebida durante uma festa era visto como um escândalo e seria uma desonra para os noivos e o fim da festa. João, o narrador, não esclarece o motivo que ocasionou a falta de vinho, mas pela narração da orientação de Maria aos serventes para que fizessem o que Jesus dissesse, percebe-se certa apreensão por esta falta de vinho, e que deve ter havido algum pedido de um dos responsáveis pela festa a Maria para que intercedesse por eles junto a Jesus, na busca por uma solução.
Após Jesus ter questionado não ter chegado ainda a hora da revelação de sua divindade, contudo resolveu atender ao apelo da mãe.
Em seis potes (talhas) de água que serviam para que os convidados procedessem aos rituais de purificação, segundo o costume hebraico, Jesus ordenou que fossem enchidas até à boca. Cada uma delas comportava em torno de cem litros de água.
Em seguida, Jesus ordenou aos serventes que as levassem até ao «mestre-sala». Este experimentou o conteúdo das talhas e chamando o noivo comentou: "Todos servem primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, servem o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!".
A água havia-se convertido em vinho. Conforme narra João, este seria o primeiro dos sinais (milagres) de Jesus Cristo.

domingo, 6 de junho de 2010

3 de Junho dia do Corpo de Deus.










Na minha aldeia, em Poiares, no dia do Corpo de Deus o Senhor sai à rua.
É o unico dia do ano que isso acontece.
No dia anterior, algumas pessoas de boa vontade organizam-se e vão apanhar flores . No próprio dia muito cedo, juntam-se de novo e esmeram-se para fazerem um tapete muito colorido para o senhor passar.
É cansativo , mas fica sempre muito bonito.
Para todos nós é muito reconfortante, quando chega ao fim e sentimos que o nosso objectivo foi cumprido.
Bem haja a todas as pessoas que colaboraram , o Senhor as abençoe a todos.

O grupo do 4 ano


Estes são os catequisandos

O ano catequético está a terminar. A festa do encerramento será no dia 13 de Junho com a celebração da eucaristia.
No final, o Pároco falará com todos os catequisandos e desejará uma boas férias .
Eu cumpri os objectivos programados, mesmo que a mensagem não fosse bem captada por todos, alguma coisa ficou.

domingo, 30 de maio de 2010

Poema para todas as Mães.


Enquanto houver mães na terra Deus estará abençoando o homem.


Mãe....
ensinaste-me a rezar
e aprendi como encontrar Deus.

Ensinaste-me a caminhar,
e eu aprendi a procurar o melhor caminho.

Mostraste-me a beleza de uma flor,
e eu aprendi a admirar o encanto da natureza.

Ensinaste-me que amanhã o sol brilhará de novo
e eu aprendi a ter esperança.

Matéria dada.


Conhecimento: dos dez Mandamentos
Mandamentos da Santa Igreja são: cinco
Bem-aventuranças são: oito.
Sacramentos da santa igreja são:sete.
Obras da misericórdia são:14 sete corporais e sete espirituais.
Virtudes teologais são:três.
Para fazer uma confissão bem feita é preciso cinco coisas.
Para fazer uma comunhão bem feita é preciso:estar na graça de Deus.
Inimigos da alma são:três.
E revisões do ano anterior.

Os evangelistas.

Os Evangelistas são:
Marcos,Lucas,João e Mateus.

Nomes dos Apóstolos.


Os Apóstolos são doze:
Pedro,André,Tiago,João,Filipe,Bartolomeu,Tomé,Mateus,Tiago Alfeu,JudasTadeu,Simão e Judas Escariotas.
Estes foram os escolhidos por Jesus.

Passeio da catequese no dia 10 de Junho.


No dia 10 de Junho, " Dia de Portugal", é o dia da Peregrinação Anual das Crianças a Fátima. Do meu grupo do 4º ano só irão 3 crianças.
São elas:Diana,Soraia e Cátia


domingo, 18 de abril de 2010

Como Maria acolhe o seu filho.

Assim Jesus nos acolhe a nós também.
Hoje recebemos a sua Palavra,ou seja a Bíblia.18 de Abril de dois mil dez.
A catequista MARIA DO CÉU

Festa da palavra e da vida


A nossa Paróquia está em festa, porque hoje, celebrámos a festa da Palavra e da Vida.
Nós queremos ser encontrados pela palavra de Deus como foram encontrados os pescadores da Galileia.
Para sermos rede, temos de ser nós! Sermos livres e termos espaço, senão somos um nó cego… Para sermos rede é preciso estarmos unidos. Apesar de olharmos para a palavra de Deus de várias formas, ela é como uma rede que nos une a todos.
Do alto da montanha podemos contemplar a beleza do amor de Deus, que nos amou e se entregou por nós. Do alto da cruz vemos brotar, do lado de Jesus, água e sangue, as fontes da vida; o baptismo, principio de vida nova, e a Eucaristia, penhor de vida eterna.

domingo, 28 de fevereiro de 2010



Estas são as cores litúrgicas da Igreja:
Branco, símbolo de Pureza e santos não-mártires.
Verde, símbolo de Esperança, usada no tempo comum.
Roxo, simboliza o tempo de penitência, usada na Quaresma e Advento.
Vermelho, simboliza Fogo, usada na Paixão e e santos mártires.

Cores da Quaresma


Esta é a cor dos paramentos que simboliza a paixão de Jesus.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

SÍMBOLOS DA QUARESMA


DEZ SÍMBOLOS DA QUARESMA

A quaresma começa, precisamente, com um símbolo bem conhecido e consolidado: a Cinza, que nos lembra a condição efémera da vida e seu destino de eternidade em Deus. A Cinza de cada ano, recorda também a árvore da Cruz Ressuscitada da Vigília Pascal do ano anterior.
1.- A quaresma é DESERTO. É aridez, solidão, jejum, austeridade, rigor, esforço, penitência, perigo, tentação.
2.- A quaresma é PERDÃO. As histórias bíblicas de Jonas e de Nínive e a parábola do filho pródigo são exemplos dele.
3.- A quaresma é ENCONTRO, é abraço de reconciliação como na parábola do filho pródigo ou na conversão de Zaqueu ou no diálogo de Jesus Cristo com a mulher adúltera.
<4.- A quaresma é LUZ, como se põe em evidência, por exemplo, no evangelho do cego de nascimento. É a passagem das trevas para a luz. Jesus Cristo é a luz do mundo.
5.- A quaresma é SAÚDE, símbolo manifestado nos textos como na cura do paralítico ou do filho do centurião.
6.- A quaresma é AGUA. É a passagem da sede de nossa insatisfação para a água viva, a água de Moisés ao povo de Israel no deserto ou de Jesus à mulher samaritana.
7.- A quaresma é superação vitoriosa das provas e dificuldades. É LIBERTAÇÃO, TRIUNFO. Algumas figuras bíblicas, que sofrem graves perigos e vencem na prova, são José filho de Jacó, a casta Suzana, Ester, o profeta Jeremias e, sobretudo, Jesus, tentado e transfigurado.
8.- A quaresma é CRUZ. Sinal e presença permanente durante toda a quaresma. Prefigurada no Antigo Testamento e manifestada com o exemplo de Jesus Cristo e com seu convite de carregá-la como condição para o seguimento.
9.- A quaresma é TRANSFIGURAÇÃO. É a luz definitiva do caminho quaresmal, preanunciada e vivida na cena da transfiguração de Jesus. Pela cruz para a luz".
10.- A quaresma é o esforço para retirar o fermento velho e incorporar a FERMENTAÇÃO NOVA DA PÁSCOA RESSUSCITADA E RESSUSCITADORA, agora e para sempre.

Tempo da quaresma

O que quer dizer Quaresma?

Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias , em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto. Durante esse tempo a Igreja veste seus ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O "Glória", o "Aleluia" e o "Te Deum".
Na Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Nesse tempo santo, a Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de acção: a oração, a penitência e a caridade.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa.
Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo.
Por que a cor roxa?
A cor litúrgica deste tempo é o roxo que simboliza a penitênica e a contrição. Usa-se no tempo da Quaresma e do Advento.
Nesta época do ano, os campos se enfeitam de flores roxas e róseas das quaresmeiras. Antigamente, era costume cobrir também de roxo as imagens nas igrejas. Na nossa cultura, o roxo lembra tristeza e dor. Isto porque na Quaresma celebramos a Paixão de Cristo: na Via-Sacra contemplamos Jesus a caminho do Calvário
.
O Jejum
A igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano mais necessita é de Deus. Desta forma se justifica as demais abstinências, elas têm a mesma função. Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos baptizados, na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa.
Pela lei da igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos. Porém, podem ser substituídos por outros dias na medida da necessidade individual de cada fiel, e

Período de Quaresma