domingo, 20 de novembro de 2011

Palestra orientada pelo Padre Nuno

Inserido na semana vocacional, houve este fim-de-semana, na nossa paróquia, uma palestra orientada pelo Padre Nuno, da família Passionista de Barroselas, dirigida aos pais e crianças da catequese. O tema em análise foi sobre a vocação missionária, questionando-nos o que Deus quer de nós.   

Segundo o Padre Nuno, a felicidade é um sentimento muito simples, está ao nosso alcance, muito perto de nós, basta que pratiquemos o bem e sejamos humildes.

Falou da importância de valores que transmitimos aos nossos filhos e do tempo que temos para eles. Refere na dificuldade em educar nos dias de hoje, pois a vida moderna é muito agitada, não havendo tempo para nada. Esta falta de tempo, reflecte-se também na vida familiar, não havendo tempo para estar com os filhos, e compensa-se com todo o tipo de entretenimento, não valorizando o sacrifício para se obter alguma coisa, o esforço do trabalho. E neste contexto,  que acabamos por não educar, esquecemo-nos que nesta fase do seu crescimento, ainda a formação não se encontra consolidada, é importante balizar, haver regras a cumprir. Não podemos esquecer que o vocábulo não, também faz parte de uma boa educação.

AMEMOS OS NOSSOS FILHOS E ORIENTEMO_OS NO CAMINHO DA VIDA PLENA.
Mais informações sobre os passionistas

domingo, 13 de novembro de 2011

Parábola dos Talentos


Ontem, dia 12 de Novembro, analisámos a leitura do evangelho de São Mateus - c25,14-30, que foi a leitura deste domingo. Esta parábola coloca-nos em confronto com aquilo que fazemos dos dons recebidos. A responsabilidade que temos em mudar o mundo, em usar bem o que nos foi confiado.
“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos a seguinte parábola: «Um homem, ao partir de viagem, chamou os seus servos e confiou-lhes os seus bens.» A um entregou cinco talentos, a outro dois e a outro um, conforme a capacidade de cada qual; e depois partiu.”
Este evangelho mostra-nos que Jesus antes de partir, confiou-nos o seu maior dom, a sua própria vida. É este dom que somos chamados a partilhar com os outros, o dom da vida, segundo as nossas capacidades. É a vida de Jesus em mim que devo fazer render, que devo comunicar para o bem dos meus irmãos. É minha responsabilidade pôr a render este dom que me foi confiado. Deus tem uma confiança ilimitada em nós. Antes de nos pedir seja o que for, dá-nos muito mais.
Não importa aqui a quantidade, o importante é dar gratuitamente, tal como gratuitamente se recebeu! É dar-se a si mesmo, segundo as suas capacidades e dons recebidos. Tal como a viúva do Evangelho que deu mais do que todos porque deu tudo o que tinha para viver, assim deve ser a nossa medida, dar tudo pelos irmãos, darmo-nos a nós mesmos! Empenharmo-nos pelo bem dos outros. É isto que tem valor aos olhos de Deus.

Por último fizemos a revisão a algumas fórmulas e  ensaiámos algumas atividades que irão ser realizadas  na Festa da Palavra.