quinta-feira, 23 de junho de 2011

Dia do Corpo de Deus



Hoje, 23 de Junho,  celebra-se o dia de Corpo de Deus. Neste dia o o Santíssimo sai a rua, por isso, algumas  ruas são engalanadas para a sua passagem.

O dia do corpo de Deus é uma exultação à Eucaristia, sendo manifestada no 60º dia após a Páscoa e sempre a uma quinta-feira, fazendo assim a união íntima com a Ultima Ceia de quinta-feira Santa, daí o seu caráter de feriado móvel.

A festa do Corpo e Sangue de Cristo celebra-se sempre numa quinta-feira para fazer referência à Quinta-feira Santa, dia da instituição da Eucaristia, dia da entrega de Cristo a nós num gesto de amor infinito. É, com certeza, o grande gesto de amor de Deus, de um Deus que nos ama de tal modo que quis permanecer connosco nesta forma tão simples e até desconcertante.Ao conduzirmos o Santíssimo Sacramento pelas ruas da freguesia, queremos significar que o Senhor Jesus nos acompanha e nós, que nos alimentamos desse Senhor Jesus, que o levamos à vida, à sociedade, ao dia a dia, à vida de cada um de nós.

Encerramento da Catequese

No dia 18 foi o encerramento da catequese com o convívio no largo de S. Roque.


Os meninos divertiram-se imenso, realizando diversos jogos no terreiro, junto à capela. No fim de muita brincadeira, houve necessidade de repor toda a energia gasta, terminando, assim o encontro, com um lanche partilha, com a preciosa colaboração e presença dos pais dos catequisandos.
Este momento muito singular ficou gravado na memória de todos os presentes, pois passou-se um momento de ameno convívio e brincadeira, a condizer com o início das férias para todos os alunos.
Boas férias a todos,

A Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima

A Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima realiza-se, cada ano, nos dias 9 e 10 de Junho.
Este ano, no âmbito da catequese, decidimos também participar na peregrinação. As crianças saíram muito cedo das suas casas, no dia 10 de Junho, deslocando-se de camioneta com as suas catequistas, até ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, altar do mundo, onde decorreu o encontro.
Este ano o tema escolhido foi «Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro», um convite à adoração, partindo da oração que o Anjo ensinou aos Pastorinhos.

Tanto a cerimónia, no Santuário, como as viagens decorreram muito bem e todos vinham muito satisfeitos, nomeadamente as crianças que vivenciaram um dia cheio de alegria , com muitos cânticos, muita cor e muita alegria.