quarta-feira, 23 de junho de 2010

Beato Redento da Cruz.


É Português, natural de Paredes de Coura, nasceu no ano de 1598, no Distrito de Viana do Castelo.
Aos 19 anos embarcou para a Índia onde se notabilizou como capitão. Aí deixou o mundo e fez-se carmelita em Goa, foi preso e sofreu muito por não renegar a sua fé,foi torturado e condenado à morte.
Foi beatificado quatrocentos anos depois, no domingo da Santíssima Trindade,10 de
Junho de 1990.

As sete dores de Nossa Senhora.



Nós comemoramos as sete dores que mais magoaram o seu coração.

1º- A profecia de Simeão (Lc 2,35);
2º -A fuga do Menino para o Egipto (Mt 2,14);
3º -A perda do Menino no templo, em Jerusalém(Lc 2,48);
4º -O encontro com Jesus no caminho do Calvário(Lc 23,27);
5º -A morte de Jesus na cruz(Jo 19,25-27);
6º -A lançada no coração e a descida de Jesus da cruz(Lc 23,53);
7º -A sepultura de Jesus e a soledade de Nossa Senhora(Lc 23,55).

domingo, 20 de junho de 2010

Nossa Senhora

Celebração do Sacramento da Eucaristia e Profissão de Fé

Hoje, dia 20 de Junho, a nossa paróquia esteve em festa, pois 18 catequizandos prepararam-se com entusiasmo para a celebração de hoje.
Dez receberam Jesus Cristo presente na Eucaristia, através do Sacramento da Eucaristia e 8 proclamaram solenemente a sua fé em Jesus Cristo, através da Profissão de Fé.
Toda a comunidade se alegrou com estas celebrações e pedindo protecção para a sua vida futura. Agradeceram às suas catequistas : Sandra, Teresa e Joana . Elas merecem de todos nós os nossos parabéns e que Jesus lhes dê forças para continuarem e transmitir a sua mensagem.

Os sete sacramentos

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Encerramento da catequese.


Dia 13 de Junho, foi o encerramento da nossa catequese. Nesse dia tivemos a visita das Irmãs Combonianas com objectivo de cativar jovens voluntários para as missões. Dirigiram algumas palavras sobre toda a experiência vivida por elas. Uma esteve 14 anos em Moçambique e a outra irmã esteve 6 anos no Quénia. Eu gostaria de também ter estado lá, seria muito feliz se tivesse concretizado esse sonho, mas Deus escolheu-me para outra missão.

domingo, 13 de junho de 2010

João Maria Vianney, ou Cura (padre) de Ars


O Papa Bento XVI deu início em Junho ao Ano Sacerdotal, para assinalar o 150º aniversário da morte do Santo Cura de Ars, a quem proclamará padroeiro de todos os sacerdotes.

São João Maria Vianney, ou Cura (padre) de Ars, como ficou conhecido, nasceu em 1786, em Lyon, França, no seio de uma família de camponeses. A mãe do pequeno João ensinou-lhe as orações e incutiu-lhe a devoção a Nossa Senhora.
Aos 20 anos entra no seminário. Desde logo, depara-se com enormes dificuldades nos estudos, não entendendo as aulas que eram dadas em Latim. Foi graças à sua perseverança, oração, comportamento exemplar e ajuda nos estudos do seu amigo P.e Balley que consegue acabar o curso de Teologia e ser ordenado sacerdote aos 29 anos de idade.
É enviado para uma pequena povoação, Ars, onde o povo tinha abandonado a prática cristã e seguia uma vida cheia de vícios. O seu exemplo extraordinário de oração, pregação e penitência provocam uma mudança nos costumes das pessoas. De terra pagã, passou a ser um centro de peregrinação onde acorriam 80 mil pessoas todos os anos.
Pequeno de estatura mas robusto fisicamente, o Cura de Ars passava 15 horas por dia no confessionário. Gente de toda a França e de outros países da Europa vinham a Ars para se encontrarem com o padre e ouvirem os seus conselhos.
João Vianney levava uma vida austera e simples, de muita oração, jejum, penitência e prática da caridade. Enfraquecido pela doença, fadiga e fraqueza de tantas horas passadas no confessionário, o padre de Ars morreu com fama de santidade a 4 de Agosto de 1859. Foi declarado santo em 1924.

(Revista Audácia Julho/Agosto 2009;
o sacerdote é alguém muito grande.


Dai-nos Jesus um coração bom.
Um coração universal.
Um coração que só saiba amar.

Dai-nos, Jesus,a graça de vos imitar,
amando sem cessar,
amando sempre e a todos, amando os vossos inimigos.

Cura d Àrs estava horas indeterminadas a confessar.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Peregrinação a Fátima das crianças da catequese







Sagrada Escritura


Onde se encontram as verdades reveladas por Deus?

R: As verdades reveladas por Deus encontram-se na Sagrada Escritura.

O que é a Sagrada Escritura ?
É o conjunto dos livros escritos por inspiração divina, nos quais Deus se revela a si mesmo e nos dá a conhecer o mistério da sua vontade. Divide-se em duas grandes secções: Antigo Testamento, que contém a revelação feita por Deus antes da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo ao mundo; Novo Testamento, que contém a revelação feita directamente por Jesus Cristo e transmitida pelos Apóstolos e outros autores sagrados.

A Hierarquia dos Anjos

Segundo a tradição judaico-cristã, a mais divulgada no ocidente, os anjos são criaturas celestiais, acreditada como sendo superior aos homens, que serve como ajudante ou mensageiro de Deus.
Os anjos são os seres espirituais que fazem o meio-de-campo entre os homens e Deus . As asas possibilitam que eles façam o caminho entre o céu e a terra.
No Cristianismo os anjos foram estudados de acordo com diversos sistemas de classificação em coros ou hierarquias angélicas. A mais influente de tais classificações foi estabelecida pelo Pseudo-Dionísio.
Dionísio foi um dos primeiros a propor um sistema organizado do estudo dos anjos e seus escritos tiveram muita influência, mas foi precedido por outros escritores.
Hierarquia dos anjos em três tríades de dignidade crescente:
A 1ª Ordem é composta pelos anjos mais próximos de Deus, que desempenham suas funções diante do Pai.
1º hierarquia – Serafins, Querubins e Tronos;
A 2ª Ordem é composta pelos Príncipes da Corte celestial.
2º Hierarquia – Dominações, Potências e Virtudes;
A 3ª Ordem é composta pelos anjos ministrantes, que são encarregados dos caminhos das nações e dos homens e estão mais intimamente ligados ao mundo material.
3º Hierarquia – Principados, Arcanjos e Anjos.
Tal nomenclatura celeste aparece em alguns textos escriturísticos, a saber: Efésios 1, 21 e Colossenses 1, 16.
Na Igreja Católica, os anjos reconhecidos pelo nome são apenas três: Miguel, Rafael e Gabriel, tal como vemos nas Sagradas Escrituras. Recados para Orkut

1º Milagre de Jesus Cristo


Qual foi o primeiro milagre?..foi o da boda de Canaã

História
Jesus, seus discípulos e sua mãe foram convidados para um casamento em Canaã, na Galiléia. No meio da festa o vinho acabou e Maria, mãe de Jesus comunica-lhe o sucedido.
Acabar a bebida durante uma festa era visto como um escândalo e seria uma desonra para os noivos e o fim da festa. João, o narrador, não esclarece o motivo que ocasionou a falta de vinho, mas pela narração da orientação de Maria aos serventes para que fizessem o que Jesus dissesse, percebe-se certa apreensão por esta falta de vinho, e que deve ter havido algum pedido de um dos responsáveis pela festa a Maria para que intercedesse por eles junto a Jesus, na busca por uma solução.
Após Jesus ter questionado não ter chegado ainda a hora da revelação de sua divindade, contudo resolveu atender ao apelo da mãe.
Em seis potes (talhas) de água que serviam para que os convidados procedessem aos rituais de purificação, segundo o costume hebraico, Jesus ordenou que fossem enchidas até à boca. Cada uma delas comportava em torno de cem litros de água.
Em seguida, Jesus ordenou aos serventes que as levassem até ao «mestre-sala». Este experimentou o conteúdo das talhas e chamando o noivo comentou: "Todos servem primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, servem o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!".
A água havia-se convertido em vinho. Conforme narra João, este seria o primeiro dos sinais (milagres) de Jesus Cristo.

domingo, 6 de junho de 2010

3 de Junho dia do Corpo de Deus.










Na minha aldeia, em Poiares, no dia do Corpo de Deus o Senhor sai à rua.
É o unico dia do ano que isso acontece.
No dia anterior, algumas pessoas de boa vontade organizam-se e vão apanhar flores . No próprio dia muito cedo, juntam-se de novo e esmeram-se para fazerem um tapete muito colorido para o senhor passar.
É cansativo , mas fica sempre muito bonito.
Para todos nós é muito reconfortante, quando chega ao fim e sentimos que o nosso objectivo foi cumprido.
Bem haja a todas as pessoas que colaboraram , o Senhor as abençoe a todos.

O grupo do 4 ano


Estes são os catequisandos

O ano catequético está a terminar. A festa do encerramento será no dia 13 de Junho com a celebração da eucaristia.
No final, o Pároco falará com todos os catequisandos e desejará uma boas férias .
Eu cumpri os objectivos programados, mesmo que a mensagem não fosse bem captada por todos, alguma coisa ficou.